Procurar no site


Contatos

Pesquisa e Extensão - ADM - UNIFRA
Sala 212 A - Prédio 13
Silva Jardim 1175
Santa Maria - RS

55 30259105

E-mail: pesquisaextensao@hotmail.com

 Curso de Administração

O curso de Administração de Empresas – Bacharelado, localizado na Área de Ciências Sociais e Aplicadas, foi aprovado pelo Parecer CEPE/CONSAR 11/98 de 16/11/98 e Parecer CLR/CONSUN 13/98 de 18/11/98, com quarenta vagas, nos turnos Manhã e Noite. As atividades do curso iniciaram no dia primeiro de março de 1999, conforme previsto no projeto de criação do curso Foi reconhecido pela portaria 3971 de 30/12/02, publicada no D.O.U. de 31/12/02.

 

Concepção.

  

O projeto pedagógico do curso de Administração foi concebido com o propósito de oferecer ao futuro administrador uma formação generalista, que lhe permita incrementar competências e habilidades profissionais a partir  do desenvolvimento da cultura científica, com base nas ciências sociais aplicadas. No processo de desenvolvimento do acadêmico, o curso é direcionado de maneira a formar profissionais com visão proativa e capacidade técnico-analítica, aptos a identificarem soluções criativas e que apresentem flexibilidade e adaptabilidade às  situações diversas do seu campo de atuação. Com base nessa concepção, o curso de Administração tem como:

 

Missão: formar profissionais com capacidade empreendedora, aptos a interagir no mundo em constante transformação, por  meio de uma sólida formação interdisciplinar, contextualizada, ética e humanista.

 

Princípios:

  •  respeito ao ser humano, aos seus direitos naturais e ao meio ambiente;
  • encorajamento e estímulo às potencialidades individuais, à criatividade e à iniciativa;
  • relacionamento ético, com prevalência da dignidade e integridade de caráter entre a instituição, colaboradores, professores, alunos e a comunidade;- honestidade, coerência, fraternidade, lealdade, empatia e busca de comunicação eficaz no relacionamento interpessoal;
  • busca permanente da excelência na qualidade dos serviços prestados, num processo constante de renovação, aperfeiçoamento e inovação;
  • postura empreendedora e liderança nas mudanças com responsabilidade;
  • integração com a comunidade, cooperando para o crescimento regional;
  • reconhecimento e valorização da dedicação ao trabalho.

 

Visão: ser um curso gerador de novos conhecimentos e mentalidades empreendedoras, contribuindo para o desenvolvimento regional.

 

Objetivo geral: Formar administradores aptos ao exercício profissional responsável, competentes do ponto de vista científico, comprometidos com o contexto social e com um perfil empreendedor para geração, desenvolvimento e gerenciamento de negócios.

 

Objetivos específicos: formar profissionais com visão global, crítica e humanística para a inserção em setores profissionais, aptos para tomarem decisões em um mundo diversificado, globalizado e interdependente e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira;

·         incentivar a pesquisa e a investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e das técnicas da administração bem como a difusão da cultura;

·         estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular, os regionais, prestar serviços especializados à comunidade e com ela estabelecer uma relação de reciprocidade;   

·         suscitar o desejo permanente do aperfeiçoamento profissional e cultural, estimulando a formação de um profissional versátil e com alto nível de capacidade de adaptação às constantes mudanças;

·         proporcionar ao aluno domínio dos conteúdos fundamentais da teoria e prática administrativa, permitindo-lhe a aquisição de uma visão crítica das organizações, da sociedade e da profissão;

·         preparar profissionais responsáveis e aptos para o exercício de cargos de direção, que envolvam a administração das organizações.

·         formar profissionais com perfil gerencial, empreendedor,  humanístico e preparados para atuarem no contexto atual, para dimensionar  e gerenciar os riscos potenciais inerentes à  atividade administrativa.