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Contatos

Pesquisa e Extensão - ADM - UNIFRA
Sala 212 A - Prédio 13
Silva Jardim 1175
Santa Maria - RS

55 30259105

E-mail: pesquisaextensao@hotmail.com

Perfil do Egresso

 

O perfil do profissional que o processo pedagógico deve garantir ao final do curso envolve:

 

  • Visão global que o habilite a compreender o meio social, político, econômico, tecnológico e cultural em que está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente;
  • Formação humanística que propicie responsabilidade social, justiça e ética profissional;
  • Formação técnica e científica para atuar na administração das empresas, privilegiando a gestão de negócios e de pessoas;
  • Competência para empreender ao criar e ao promover transformações no seu contexto de atuação;
  • Capacidade de autogerenciamento;
  • Capacidade de raciocínio lógico;
  • Capacidade de atuar de forma interdisciplinar;
  • Capacidade de compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional, da assimilação de novas informações e de flexibilidade intelectual em situações de mudança. 

 

 Competências e habilidades

 

As competências e habilidades que contribuem para a formação do perfil do profissional desejado envolvem:

 

  • Visão sistêmica e estratégica: compreensão do contexto social, político, econômico e cultural em que está inserido, de modo integrado e sistêmico, bem como suas relações com o ambiente externo;
  • Tomada de decisão: diagnóstico da realidade que considere suas oportunidades, ameaças, identificação e decisão entre as alternativas possíveis, que equacione problemas, que busque soluções harmônicas com as exigências ambientais e que assuma riscos;
  • Liderança: capacidade de influenciar o comportamento dos grupos com empatia e valores internalizados de responsabilidade social, justiça e ética profissional, visando a interesses interpessoais e institucionais;
  • Trabalho em equipe: atuação de forma interativa em prol de objetivos comuns, reconhecendo a importância do diálogo, cooperação, respeito e comunicação interpessoal;
  • Negociação: demonstração de atitudes flexíveis e de adaptação a terceiros e a situações diversas;
  • Iniciativa e criatividade: interação criativa, que inove e promova transformações no seu contexto de atuação, demonstrando um espírito empreendedor;
  • Comunicação e expressão: capacidade de interpretar a realidade, de estabelecer comunicação interpessoal e de expressar-se corretamente nos documentos técnicos específicos;
  • Integração teoria e prática: utilização dos diferentes conhecimentos num processo dinâmico de ação e reflexão no ambiente empresarial;
  • Raciocínio lógico, crítico e analítico: capacidade de operar métodos qualitativos e com valores, formulações matemáticas, estabelecer relações causais entre fenômenos de forma flexível e adaptável aos problemas e desafios organizacionais;
  • autoconhecimento: para autoplanejar-se, auto-organizar-se, estabelecer métodos próprios, gerenciar seu tempo e espaço de trabalho;
  • Disposição investigativa: abertura para a aquisição e utilização de novas idéias e tecnologias.